quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Anjos humanos...


Anjo, hoje parei para escrever, refletir sobre a vida e as pessoas, quero ser, simplemente eu, mas o ser humano pensa algo além, faz parte da nossa condição, desde que isso não seja empecilho para o outro. É ilusão querer falar em iguais, não existe e não existirá. É do ser humano querer ser mais que o outro, onde isso vai levar é outra história e os milênios estão aí para contar o que aconteceu com estes. Dizem que as palavras comovem, porém o que arrasta mesmo é o exemplo.

Tenho a grande pretensão de traduzir com a vida, as palavras que escrevo, porém nem sempre ter e poder, mas realmente prefiro ser. Uma palavras tão rara e tão profunda, assim como a paz, tão pequena e tão cheia de significado, pois o essencial estão nas pequenas coisas.


Quero ser a paixão dos poetas para que sua vida seja repleta de amor.

Quero ser a alegria das crianças para que sua vida seja constante descoberta.

Quero ser a travessura dos palhaços que encantam a platéia com sorriso debaixo de um rosto pintado e muitas vezes sofrido. O sorriso esconde a dor, mas também representa o cartão postal do ser humano, apesar de no inteiror muitas vezes existir uma profunda miséria de sentidos.

Quero ser a fé dos simples que falam de Deus com a vida.

Quero ser a bondade dos que veêm ao mundo para ensinar a grande lição da partilha.

Quero ser o canto dos passarinhos que levam melodia na vida das pessoas.

Quero ser, anjo, pois o ter todo mundo busca, agora ser humano, ser honesto consigo mesmo e com outro, parece algo de outro planeta. Estamos vivendo em uma sociedade na qual o certo é tido como errado e errado é tido como certo. Ser sincero é ser bobo. Fico pensando e analisando, "quanto mais conheço o ser humano, mas estimo os animais". Não é exagero, alguém nos primórdios da filosofia já havia dito isso.

Eu acredito, pois não estou fora do humano, sou parte de toda humanidade. Tudo está ligado, pois, enquanto há vida, há esperança. Sejamos seres procurando ser, o ter ficará aí para semente, não levaremos nada de material, apenas o essencial, chega de descartável, chega delete, chega de bloqueio, linguagens estas que fazem o ser humano viver não sua individualidade, mas seu individualismo. Sejamos um sonho para a próxima geração, pois o mundo precisa ser melhor, pois nós estamos passando por ele. Pense nisso e seja feliz e não procure desesperadamente o carro do ano, a mulher do ano, assim que voce os ter, eles deixaram de ser o objeto de desejo perfeito e intocável que vive apenas nas mentes materialistas mundiaias. O pisar na terra é fundamental, pois viajar nos ares está cada vez mais perigoso, afinal quanto maior o sonho, maior o tombo. Alguns dirão: 'valeu a pena sonhar', prefiro dizer: "valeu a pena viver", como sonhos e decepções, isso é a vida e não um lindo conto de fadas. Valorizemos os contos, mas com os pés no chão. Não sou o dono da verdade, apenas escrevo o que sinto. Escrever o que está fora de mim é como se fosse outro escrevendo e não eu.

Senhor, daí- me um coração cheio de humanidade, para entender a mim mesmo e também o outro, pois estamos sujeitos ao erro há todo momento, mas como dizia Tereza de Calcutá: "se olharmos apenas os erros das pessoas, não teremos tempo para amá-las". Simplesmente disse e viveu isso, aí está o segredo da felicidade, dentro do nosso coração.

domingo, 16 de agosto de 2009

Deus


Dostoiveski tem uma máxima no seu livro: Os Irmãos Karamazov que diz o seguinte, "Se Deus não existe tudo é permitido". O personagem de Dostoiveski chega em determinada parte do romance a dizer essas palavras chegando ao ponto de também questionar o leitor, pois somos muitas vezes quando não a maioria rápidos em colocar todas as mazelas do mundo em Deus. Intuimos que Deus está descansando e não está nem aí para o mundo, contruiu o mundo e foi tirar férias. O ser humano está jogado no universo. Já não é mais o centro como alguns ilustres pensadores dizia. A exaltação das ideias, o poder racional subiu ao poder, mas o que fazer quando não se tem controle do mesmo.

Desde que surgiu vida o ser humano é convidado há refletir sobre a mesma. Refletir sobre seu papel na terra e aí existem inúmeras teses, desde a religiosa até aquela que só acredita no materialismo e enfim, a vida acaba aqui e não tem nada além túmulo. Cada pessoa tem seu parecer diante da existência. Cada qual agarra em uma crença, em uma ideia, em uma maneira de viver.

Deus em sua grandeza infinita será sempre um mistério, passa gerações, passa séculos, milênios, a profundidade será sempre maior, pois por mais que avance o conhecimento humano, Deus não passa pela razão e sim pelo coração, pois não dá para acreditar em um deus que o meu célebro consegue absorver, encaixe em meus raciocínios, só pode ser deus mesmo e não Deus, o verdadeiro. Ele foge de qualquer ideia, tese, enfim, qualquer especulação humana, Ele vai além de nossos conhecimentos e ouso há dizer, sinto isto, tudo que falamos de Deus também é uma gota do oceano, é infinito. Mas essa gota contém a essência do oceano.

Deus, daí a cada ser humano a capacidade de conhecê-lo cada vez mais, amá-lo cada vez mais, com sua vida, suas ações, seus ideiais, objetivos, seja ele uma ponte para alcançar a imensidão, pois quem ama a vida, ama a Deus. Ame o seu irmão e você conhecerá Deus, não racionalmente, mas com o coração. Somos livres, somos únicos, sejamos imersos de humanidade, num mundo frio e que caminha com incertezas. Dúvidas sempre iremos ter, mas que as dúvidas não se tornem maiores que a confiança e não repitamos a frase de abertura deste escrito, pois não tenho tempo, estou muito ocupado em ser feliz. Sejamos felizes.