sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Formação Humana





A vida é um convite para amadurecermos a cada instante. A cada oportunidade que surge temos em nossas mãos a chance de ouro de sermos pessoas melhores. Dar o melhor de si nas ocasiões que surgem a nossa volta. 'Esperar para amanhã', 'deixar para depois', 'outro dia eu faço', 'quando surgir novamente, eu farei', são ideias que podem não acontecer. Muitas delas vão ficar apenas no campo do pensamento, não se tornaram concretas. 
A formação humana não é feita em universidades, curso de sensibilidade não é oferecida em faculdades, crescer como pessoa humana acontece no cotidiano de nossa existência. Posso ser especialista em determinada área, teorizar tudo sobre determinado assunto, mas em termos concretos de humanidade terá que iniciar agora mesmo, como as crianças que dão os primeiros passos no conhecimento de sua próprio corpo.
A vida mais cedo ou mais tarde irá exigir de você posturas, atitudes, que muitas vezes podem passar a perna na gente. Muitas vezes a queda deixa a gente imobilizado não termos físicos, mas interiormente. A aparência mostra algo, mas o seu interior, só você sabe. Você e Deus. Cultive uma relação próxima com Deus, da mesma forma que você cultiva com uma pessoa que está ao seu lado: seus pais, irmãos, irmãs, amigos verdadeiros, enfim quem você pode abrir seu coração. 
A cada dia é uma nova oportunidade de crescermos como seres humanos. Crescer como Jesus crescia: em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e as pessoas à sua volta. Tornar-se humano é uma luta constante no sentido de enfrentarmos o que nos impedem de reconhecer o que acontece dentro de nós mesmos. Nossas dificuldades, frustrações, todos esses sentimentos que parecem um vulcão dentro de nós, a ponto de explodir. O que eu faço com tudo isso que acontece dentro de mim? O que eu preciso abrir mão para tornar-se mais humano? Quais os passos na busca de humanizar-se? 
Acredito na humanidade de Deus a partir do seu filho Jesus de Nazaré, o Pai é tão simples, nós com nossas ideias de um Deus distante complicamos tudo. Primeiro, devemos deixar de sermos pessoas complicadas, para não confundir a cabeça de outras pessoas. Segundo, sermos pessoas com os pés do chão, abstração não leva a lugar nenhum. Terceiro, sermos pessoas com uma espiritualidade encarnada na realidade. 
Sermos especialistas em Jesus Cristo, seguindo seus passos no atual contexto em que vivemos. Temos muito para aprender com Ele a cada amanhecer. Assim seja.