segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Para que eu saiba perdoar. 



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Jesus, o Pai-Nosso e Dom Bosco

Jesus de Nazaré, o homem que jamais afastou-se de Deus. Sua relação tão próxima com o Pai, fazia com que ele estivesse tão próximo dos irmãos e irmãs. O que ele acreditava, ele colocava em prática. Com ele a mensagem era traduzida com a prática. 
O Pai-Nosso foi a oração que ele ensinou àqueles que estavam próximos a ele, vivendo com ele sua missão, seus ensinamentos. 
Dom Bosco, o pastor, educador, que doou sua vida em favor das crianças e dos jovens. A sua vida foi seguir a Santíssima Trindade, com o auxílio de Maria na missão de ser um pai para inúmeros orfãos: de pais, de um lar, de religião, de educação. 



Jesus de Nazaré e o Reino. Sua mensagem, sua vida, não tinha outra meta a não ser o reino e a realização dele. "O reino de Deus está próximo, convertam-se e crede no Evangelho", lemos no início do Evangelho de Marcos. Em Lucas: "O reino de Deus está no meio de vós". Jesus leva seus ouvintes à refletirem como estão suas ações, suas condutas. Estão condizentes com o seu Pai? Refletem um Deus que está próximo ou distante? Um Deus que faz acepção de pessoas a partir do que acreditamos ou um Deus que acolhe a todos? 



A oração de Jesus. A oração que traduziu a sua vida. Não balbuciou palavras bonitas para impressionar as pessoas com quem convivia, mas traduziu em palavras toda a sua vida. A sua relação íntima com Deus que de tão próxima lhe chamava de "Abba" "papaizinho". O Pai que de todos. Um pai que quer bem à todos, que não escolhe pessoas, mas acolhe a todos. 
A oração que refletiu sua vida. Uma oração universal. A oração do fiel que acredita que sua vida está nas mãos de Deus. O ser humano caminha, mas é Deus que lhe guia os passos. O ser humano planeja projetos, mas é Deus quem toma a iniciativa. 
Rezamos sempre o Pai-Nosso com o espírito de Jesus, de doação ao irmãos e ao Pai. Amar à Deus nos irmãos e irmãs. Um amor traduzido nas ações do cotidiano. 


Dom Bosco: pai e mestre dos jovens. Hoje falamos das juventudes. São inúmeras tribos e cada uma delas com seus códigos próprios para se comunicarem. Conhecer a realidade dos jovens e a partir daí ir entendendo o seu mundo e suas relações é o primeiro passo para caminhar com eles. Traduzir em ações que contribuam para o desenvolvimento integral da sua existência e formar assim um bom ser humano e um bom cidadão é a missão cotidiana da família salesiana. Um vasto movimento em favor das juventudes. 
Dom Bosco está conosco e com ele vamos caminhar. Seguindo Cristo nos passos de Dom Bosco. Auxiliados por ela, Maria, que está na nossa casa e vive conosco a missão de sermos educadores-pastores das juventudes. 



Música: O homem - Roberto Carlos 

http://youtu.be/dJm4yCyUnuU





sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Se for para ser feliz


Se for para ser feliz que seja agora, a todo momento.
Que ninguém lhe impeça de poder sorrir, de ficar para baixo.
Deus nos criou através dos nosso pais para sermos felizes e enquanto
dará as condições para sermos. A escolha é nossa, o caminho quem faz
é o ser humano, mas Deus nos acompanha a cada instante.
Ele jamais nos abandona. Nós, nas preocupações do cotidiano, podemos
viver sem sentirmos sua existência. Ocupados em nada fazer e preocupados com
superficialidades.




E assim vamos caminhando. Cada ser humano vai trilhando sua estrada.
A estrada é única e cada ser humano é responsável por ela. Vamos em frente
dando um passo de cada vez.