domingo, 4 de outubro de 2009

AMOR, CORAÇÃO, EMOÇÃO

AMOR: a alegria de amar e ser amado. Sentimento forte que impulsiona a vida a ir sempre mais além. Quando se tem amor no coração as dificuldades passam despercebidas, pois a confiança em superá-las é maior. Seguindo Santo Agostinho: "Ame com responsabilidade e faze o que quiseres".
CORAÇÃO: o coração bate mais forte após uma conquista; o coração fica partido após uma perda, uma partida e essas às vezes sem volta; o coração fica dolorido após um rompimento no amor dos namorados, do casal, dos filhos. Como sofre esse nosso companheiro. Assim dizia Blaise Pascal: "O coração tem razões que a própria razão desconhece". Precisa dizer algo mais?
EMOÇÃO: essa deve caminhar conosco todos os dias, a cada momento. Somos seres racionais, mas devemos equilibrar com a emoção. Um razão sem emoção é como um carro sem motor, como ele irá se movimentar? Uma emoção equilibrada com a razão faz toda a diferença. Sejamos movidos pela razão sem abandonar a emoção. Sejamos emotivos, mas com uma boa dose racional. Como disse Braque: "A emoção não pode crescer, nem ser imitada; representa a semente, a obra de arte representa o botão".
Tenhamos sempre amor e o coração saberá viver com suas emoções. Esse tripé que não pode ficar de fora da nossa existência.

Um comentário:

  1. Vida...

    Que lindo...
    Vou levar suas palavras por toda minha caminhada.
    TE GOSTO DEMAIS.

    ResponderExcluir