terça-feira, 3 de março de 2009

"A educação é coisa do coração"


"A educação é coisa do coração", quem disse essa frase é a viveu concretamente com palavras e ações foi Dom Bosco, Pai e mestre da juventude. Um homem a frente do seu tempo como é práxis acontecer com as mentes elevadas. Seus gestos, suas atitudes, sua maneira de ser, sua fé em Deus e nos jovens revolucionou a educação.
Educar, vem do latim educare, por sua vez ligado a educere, verbo composto do prefixo ex (fora)+ ducere (conduzir, levar), e significa literalmente 'conduzir para fora' ou seja, preparar o indivíduo para o mundo. Dom Bosco seguiu aos pés da letra essa definição do dicionário, mas mais do que conhecimento teórico da educação, ele deu sinais concretos para haver algo mais do que simplesmente a sala de aula. Educar não se refere a mesa do professor, fila de estudantes como num quartel, algo posto, sem ser questionado e apenas engolindo informações muitas vezes que não condiz em nada com a realidade, ficando algo muito no ar. Educar para Dom Bosco é estar junto com os jovens, as crianças, dialogar com os pais, acompanhá-los, ser companheiros na longa jornada.
Hoje em plena pós-modernidade, o quanto é preciso estar com os jovens, se nós, perdão pela expressão que pode significar "generalização", e se expressar mesmo, que bom, pois não acredito que exista alguém que caminhe sozinho, com suas próprias idéias, sem amigos, sem pessoas próximas, sem acreditar em algo, somos criados a imagem e semelhança de Deus, para juntos formamos uma escola para a vida. Somos individuais, mas seríamos destruídos se vivessêmos no individualismo.
Ao pensar em Dom Bosco, vem a mente o trabalho dos Salesianos, da Família Salesiana, todos em prol da educação, de dias melhores para nossas crianças e jovens. Sinto o quanto fazemos e ainda o quanto por fazer, "o hábito vai ser em manga de camisa", disse Dom Bosco ao Arcebisbo Gastaldi. Um homem que viveu trabalhando em prol de uma vida digna para a juventude.
Estar presente com os jovens, dialogando com eles e descobrindo suas alegrias e tristezas, suas esperanças e angústias. Educar aprendendo, aprendendo educando, não é um trocadilho, mas o cerne de uma educação que visa aprimorar o seu objetivo em prol de uma vida melhor para os jovens.
Educar vem realmente do coração, pois o verdadeiro educador conhece cada um dos seus educandos, não é só mais um, mas realmente é um, único, com todas as suas qualidades e suas potenciades em prol do desenvolvimento. Dom Bosco sempre presente, uma bandeira sempre estiada indo ao encontro da juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário